UFCD [0349] – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Início: 10/10/2011  -  Final: 09/12/2011  -  Duração: 25 Horas

Formador: Cesário Falé

Objectivos

  • Reconhecer e aplicar a legislação de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
  • Utilizar protecção no corpo e nas máquinas, seleccionando os equipamentos e soluções de protecção adequados.
  • Reconhecer e aplicar a legislação ambiental: resíduos, efluentes, ar e ruído.
  • Decidir sobre medidas de prevenção, tendo em consideração as exigências do processo produtivo, no âmbito da Higiene, Segurança e Ambiente.
  • Reconhecer a importância da Segurança e Higiene no Trabalho como factor de promoção de qualidade de vida.

_________________________

Reflexão

A UFCD de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho reveste-se de todos os princípios básicos para as boas prácticas laborais, essencialmente no que diz respeito à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, bem como da protecção do meio ambiente. Esta súmula reflecte bem a importância deste módulo de formação; sendo que em todos os trabalhos se correm riscos de acidentes tanto pessoais como ambientais, e bem assim de doenças laborais, é fácil de perceber que Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho é transversal a todos os sectores e de vital importância para a promoção da qualidade de vida de um modo ainda mais abrangente do que apenas ligada ao trabalho.

Aprende-se a respeitar os regulamentos instituídos depois de se perceber que é o não cumprimento destes que geralmente levam a acidentes de trabalho e ambientais, mas também se aprende a atribuir responsabilidades a quem de direito em caso de ocorrência de um sinistro; aprendem-se posturas de trabalho com vista à prevenção de doenças laborais e a exigir a colegas e superiores que as normas de segurança sejam cumpridas caso não o estejam a ser; numa só frase, aprende-se a zelar pela nossa própria segurança no local de trabalho.

Não obstante a maçuda legislação sobre a matéria, penso que é de todo o interesse para qualquer trabalhador ou formando ter uma noção alargada do que é o ASHST e de como se pratica e defende; e no meu caso particular penso também que a grande maioria dos conceitos abordados foram bem apreendidos tal como toda a filosofia envolvente ao assunto. A expressão-chave em ASHST é “cumprir as normas” porque é a nossa saúde e a dos outros que está em jogo.

Évora, 5 de Janeiro de 2015

Anexo: Reflexão assinada pelo formador (clicar para ver)

_________________________

Evidência

Teste de Avaliação (clicar para ver)

_________________________

About these ads